• iamarketingdigital

Intestino o segundo cérebro

Hipócrates, o pai da medicina dizia que quase toda doença começa no intestino, Só agora conseguimos explicar o porquê dessa afirmação.

A falta da saúde intestinal pode prejudicar as funções da tireoide e ainda desencadear a Tireoidite de Hashimoto e a baixa função da tireoide pode por sua vez prejudicar o intestino.

Há muitas inter-relações entre tireoide e tubo digestivo... É impossível ter saúde se o seu intestino está doente .

A barreira intestinal íntegra evita que qualquer alimento não digerido no seu menor pedaço que é o nutriente, passe para o sangue! Quando essa barreira se quebra o Intestino torna-se hiper permeável [Leaky Gut síndrome] deixando passar moléculas mal digeridas que acabam por ativar o sistema imune. Cerca de 70% do sistema imune localiza-se ao redor desse tubo – a nossa “central de polícia”. Ele produz anticorpos para atacar “invasores”.

Quando a barreira de células do intestino inflama-se e fica hiper permeável, grandes moléculas de alimentos mal digeridos, além de toxinas de agentes infecciosos invadem a corrente sanguínea e podem desencadear doenças autoimunes por desregulação do sistema imune que acaba por atacar o próprio corpo.

Os hormônios da tireoide T3 e T4 são importantes no fechamento da barreira intestinal. T4 também é importante na expressão adequada do GALT [Tecido linfoide associado ao intestino] prevenindo inflamação intestinal.

A boa flora intestinal é importante na conversão do T4 em T3 através de uma enzima chamada sulfatasse produzida por uma flora intestinal saudável.

Estudos mostram que a parede de bactérias do intestino os chamados

lipo polissacarídeos [LPS] afetam negativamente a tireoide de várias formas:

👉reduz os níveis de hormônios da tireoide

👉altera a sensibilidade dos receptores a esses hormônios

👉aumenta o T3 inativo

👉reduz o TSH e promove doença autoimune na tireoide

Inflamação do intestino devido ao aumento do cortisol no estresse diminui os níveis de T3 ativo e aumenta os de T3 inativo (T3 reverso)

Hipocloridria ( baixa produção de ácido clorídrico) no estômago aumenta a permeabilidade intestinal, inflamação e infecção. Estudos mostram uma forte associação entre gastrite atrófica associada a hipocloridria e doença autoimune da tireoide.

a constipação intestinal prejudica o clearance hormonal e causa elevações no estrogênio que aumenta os níveis de TBG transportador de T3 e T4 o qual consequentemente reduz o T3 livre disponível para as funções do corpo. Fazer cocô, é vida O funcionamento lento da vesícula biliar impacta na função de detox fixação do fígado e evita que hormônios (tipo estrogênios) sejam metabolizados adequadamente no corpo. Por outro lado, o hipotireoidismo reduz o fluxo de bile prejudicando a vesícula biliar. Imagina então quando você não tem vesícula???

Quer saber mais entre em contato com a Clinica Blumenau .